quarta-feira, 20 de junho de 2012

42) A viagem de um advogado

DC-3

Havia em Porto Alegre um advogado famoso que viajava com certa freqüência entre POA e RIO, a negócios, utilizando os aviões DC-3 da VARIG. Isso porque ele era grande amigo de Ruben Berta e da empresa, tendo mesmo participado de algumas iniciativas importantes da RG, inclusive na concepção e organização da Fundação dos Funcionários, junto com Berta. Por isso, tinha passe livre nos aviões da RG, onde era muito conhecido de todos.

Certa vez ele estava no RIO, preparando-se para retornar a POA. Dirigiu-se ao aeroporto Santos Dumont, onde procurou o balcão da VARIG, fez seu “check in”, despachou sua única mala e sentou-se para esperar o embarque, distraindo-se com alguma leitura jurídica. Isso porque ele era mesmo muito distraído, pouca atenção prestando ao mundo que o cercava. Súbito os alto-falantes do aeroporto anunciaram o embarque para POA. Ele juntou-se a uma fila de pessoas e embarcou no avião.
Quando chegou a POA, dirigiu-se ao balcão da VARIG, para reclamar sua bagagem Apresentou o “ticket” para o funcionário que ali estava, o qual olhou-o e exclamou:

- “Mas essa mala foi despachada no Rio e está no avião da VARIG, que ainda não chegou ! Como é possível ?”

- “Não chegou ? Claro que chegou, pois eu vim nele, que acaba de pousar!”

- “Doutor, o avião que chegou é da FAB e não da VARIG, o qual deverá pousar dentro de alguns minutos!”

E era verdade ! O distraído advogado embarcara num DC-3 de FAB, avião cargueiro sem tapetes, sem revestimentos nas paredes, sem poltronas (ele tinha dois bancos de lona, ao comprido da fuselagem, que eram usados, na guerra, por paraquedistas). O homem nada percebera, apesar de viajar seguidamente nos DC-3 da RG, e nem mesmo a “aeromoça”, que era um sargento da FAB devidamente uniformizado, ele identificou!

2 comentários:

  1. De sorte que o avião da FAB foi para Porto Alegre, não para Manaus... :)

    ResponderExcluir
  2. Inacreditável tambem que ninguém da FAB reparou no ilustre passageiro rs

    ResponderExcluir