domingo, 10 de junho de 2012

24) A divisão da VARIG em RAN e RAI

Electra II no Santos Dumont

Lá por meados ou fins da década dos anos 1960, a VARIG havia incorporado o Consórcio  REAL, além de ter ficado com as rotas européias e africanas da antiga Panair, que falira. O Governo Brasileiro, ante os compromissos internacionais e a impossibilidade da Panair continuar a cumpri-los, entregara todas as linhas internacionais da ex-Panair para a única empresa capaz de fazê-lo, ou seja, a VARIG, com seus jatos 707, um DC-8 da Panair e tripulações treinadas e capazes, incluindo as da Panair, que foram admitidas na RG.

Assim sendo, a VARIG tornou-se em pouco tempo uma grande empresa, com grande volume de tráfego, tanto nas rotas domésticas, quanto nas internacionais. As tarefas dos dois ramos da empresa eram desiguais, os padrões de serviço algo diferentes. Assim, decidiu-se separar a empresa em dois grandes ramos, que foram chamados de RAI e RAN, ou Rede Aérea Internacional, e Rede Aérea Nacional. A sede da administração da RAN ficou sendo São Paulo, em Congonhas, presidida por mim, e a da RAI o Rio de Janeiro, no Santos Dumont onde a VARIG construíra um grande prédio, presidida por Erik de Carvalho. Ruben Berta, como Presidente da Fundação dos Funcionários da RG, pairava acima de ambas, já que a Fundação era, em última análise, a dona de tudo. 

Essa separação de tarefas entre RAI e RAN deu bons resultados em alguns anos, pois nós em SAO trabalhávamos como um bom time, e tínhamos uma certa independência de ação, apesar das visitas a SAO a cada fim de semana, quando Berta convocava reuniões conosco nos fins de semana, traçando sempre novos planos que eram modificados na semana seguinte. Felizmente nós seguíamos obstinadamente com o que tínhamos planejado, e a coisa progredia. Na RAN em SAO nós operávamos, inclusive, os Electra II, com muito bom resultado.

Lá por 1964 eu tive um sério desentendimento com Ruben Berta, no qual ele me acusava de tê-lo traído na eleição para Presidente da Fundação, em 1960. Estávamos em meu gabinete em Congonhas num entardecer de fim de semana, quando tivemos uma séria discussão, e nada que eu dissesse pôde alterar seu conceito do ocorrido, já que ele estava “envenenado” pela intriga de alguns de meus opositores. Dessa altercação resultou um enfarte em Berta em meu gabinete, quando tive que socorrê-lo chamando médico e internando-o num hospital. Esse foi o segundo ou terceiro enfarte de Berta, que não se poupava. Cerca de dois anos mais tarde Berta faleceu em seu gabinete de trabalho, no Rio, à noite e sozinho, sendo encontrado no dia seguinte com a cabeça caída sobre a mesa de trabalho. Foi uma grande perda para a VARIG e o transporte aéreo brasileiro em geral.

Com a diferença entre mim e Berta, deixei a presidência da RAN em SAO e retornei a POA para dedicar-me a minhas velhas tarefas de treinamento. Berta foi substituído por Erik de Carvalho, que nessas alturas era vice da Fundação. Erik fez uma boa administração, tendo tido o mérito de introduzir a VARIG na era dos aviões “wide-body”, com a compra dos tri-reatores Douglas DC-10, que passaram a voar através do Pacífico, para o Japão, sem escalas já que tinham grande autonomia. Erik optou pelos DC10, em lugar dos atraentes Boeing-747, porque achava que a VARIG não teria condições de completar a lotação mínima de passageiros para que o 747 não desse prejuízo; e o DC-10, que não precisava de tantos passageiros para o mesmo fim, tinha, alem disso, uma turbina a menos e um custo operacional menor. Tem havido quem criticasse essa decisão, e eu tenho minhas dúvidas, tanto assim que Hélio Smidt, que substituiu Erik na Presidência quando ele infelizmente faleceu de grave doença, comprou mais tarde o famoso 747,
que operou nas linhas da RG com sucesso. 
PP-JVM em Belém - à Esq. Brig. Azambuja; à Dir. Erik Carvalho e Cmte. Bordini.

2 comentários:

  1. Olá Comandante:

    Que legal ler essas histórias. Me pai foi seu colega de Varig e de Fundação. Chama-se Nery José Dias.

    ResponderExcluir
  2. Muito feliz em encontrar seu blog...mat 14031 - RIORG de 1967 a 1980

    ResponderExcluir