quinta-feira, 5 de julho de 2012

56) Mais gafanhotos!


Já que falamos em gafanhotos, lembro-me de algo que fizemos, nós da antiga VAE com relação a essa praga. Foi numa época em que o RGS era periodicamente invadido por nuvens de gafanhotos vindas da Argentina. Isso era muito prejudicial, pois os bichos devoravam as lavouras. Houve, então, uma iniciativa, se não me engano, da Secretaria Estadual da Agricultura, que significou o combate a essa praga com aviões que jogariam pó inseticida sobre os gafanhotos quando pousados geralmente em bosques, para dormir.

E então entramos nós. Recebemos aviões CAP-4 que tinham no assento traseiro um depósito de cerca de 100 quilos do pó. O avião voava baixo sobre o bosque e o piloto acionava um dispositivo que abria um alçapão sob a aeronave, espargindo o veneno sobre os gafanhotos pousados. Depois o avião retornava ao posto de abastecimento, mais pó era carregado e novo vôo inseticida era feito.

Isso deu muito bom resultado, e as nuvens de gafanhotos foram sendo dizimadas. Nunca ouvi ou li qualquer comentário sobre a excelente colaboração aérea que nós demos ao combate dessa praga. Será que esqueceram? Talvez, pois agora parece que não há mais gafanhotos, e “eles” não estão mais precisando de apoio aéreo. Aliás, nem poderão tê-lo de nossa parte, pois a VAE, a EVAER e a própria VARIG não existem mais! Que lástima!

Um comentário:

  1. Boa tarde, com certeza esse pioneirismo gaúcho na aviação agrícola não foi esquecido, sendo bastante debatido no ramo. Sou Engenheiro Agrônomo e Piloto Privado de Avião encaminhando para ser Piloto Agrícola. Além disso, ministro aulas para o pessoal da aviação, sendo um capitulo abordado é História da Aviação Agrícola no Brasil, gostaria de saber se há fotos destes CAP4 que vieram da secretaria da agricultura para o combate das pragas.(guilherme.reinhardt_@hotmail.com)

    ResponderExcluir