sábado, 11 de maio de 2013

67) O Acendedor de Lampiões



(de Sérgio Bordini – dando pitaco no blog do pai).

Mas hoje estava pensando no Acendedor de Lampiões da história do “Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry. A lembrança veio depois que revi o filme homônimo do cineasta Stanley Donen (1974).

O personagem que eu mais gostei nesta história é o Acendedor de lampiões, que infelizmente não está no filme, mas sim no livro. O Acendedor de Lampiões, para quem não lembra, era encarregado de acender e apagar um único lampião que existia no seu planeta. Nada mais tinha neste planeta: Somente o lampião e o Acendedor.
Então o Pequeno Príncipe foi falar com ele, e o Acendedor reclamou que estava de saco cheio de tanto acender e apagar o lampião. E para piorar, o pequeno planeta começou a girar cada vez mais depressa, reduzindo o tempo de acender e apagar o tal lampião, deixando o Acendedor estressado.

Bem, não houve solução para o Acendedor na história. Mas aí eu me dei conta que aqui nesta casa EU sou o Acendedor de lampiões (ou de lâmpadas externas). Ligo à noite e desligo de manhã. E, apesar do nosso planeta NÃO estar girando mais depressa, eu também enchi o saco desta tarefa. Mas aqui, Neste Planeta, existe uma solução que não existia no planeta do Acendedor de lampiões: O relé foto-elétrico. Então, ao contrário do personagem de Saint-Exupéry, eu consegui me aposentar do cargo de Acendedor de Lampiões, instalando os relés em todas as lâmpadas externas.
 


5 comentários:

  1. Todas as referências e analogias me agradaram. Temos tantas histórias para contar! Gostei Sérgio!

    ResponderExcluir
  2. Todas as referências e analogias me agradaram. Temos tantas histórias para contar! Gostei Sérgio!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Sr. Rubens, o senhor teria algum e-mail para contato?

    ResponderExcluir
  4. Estamos fazendo um documentário e gostaríamos de conversar com o senhor.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante! Da mesma forma, sempre pensei em se usar sensor de movimento dentro de casa também, se economizando uma boa dose de desperdício de energia elétrica em recintos sem ninguém (quatros, salas, cozinha etc)... Aqui nos EUA há muito já existem disponíveis chaves de luz com sensor de movimento, justamente com esse propósito de economia...

    ResponderExcluir