segunda-feira, 28 de maio de 2012

1) Um mergulho na Guanabara

1)      Um mergulho na Guanabara.

A VARIG logo após o término da II Guerra, no ano de l945, comprou alguns aviões americanos “war surplus”, do tipo Douglas C-47 e Curtiss C-46. Eram aviões cargueiros, sem qualquer conforto para os eventuais passageiros; mas que transportavam bastante carga remunerada ao longo do litoral brasileiro. Certo dia um cargueiro C-46, carregado inclusive com dois automóveis DKW (pois nessa época ainda não havia o transporte de automóveis novos via rodoviária) decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com três tripulantes. Logo que o avião saiu do chão, um de seus dois motores parou de funcionar.

Como o avião estava pesado, o piloto não conseguiu manter altura e teve que pousar nas águas da Baía da Guanabara, na direção do Pão de Açúcar. O Curtiss C-46 tinha muitos espaços vazios, inclusive um enorme porão, e por isso o avião ficou flutuando enquanto a tripulação saía e se  postava sobre as asas, na esperança de que pudessem ser salvos por alguma embarcação.

Então, aconteceu o imprevisto: um submarino da Marinha Brasileira andava por ali, na superfície, e seu piloto encostou a nave junto ao avião flutuante, e recolheu os três náufragos. Jamais alguém poderia imaginar que o salvamento pudesse ocorrer a bordo de um submarino! E o avião? Alguns dias mais tarde, uma firma especializada contratada pela VARIG conseguiu retirar o avião do fundo da baía. A corrosão da água salgada, porem, foi tal que muito pouco se aproveitou da aeronave e de sua carga.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, as histórias dos aviadores pioneiros em nosso país são interessantes e importantes. Vou acompanhar o seu blog!

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