segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

81) OS DIAS DA SEMANA, ‘Y OTRAS COSITAS MAS’

Estou lendo um livro do autor Irving Wallace, que faz menção aos dias da semana e por isso fiz uma certa pesquisa em torno do assunto.

Em primeiro lugar, é interessante saber que o termo “semana” nas línguas latinas deriva de “septimana”, ou seja, “sete manhãs”.
Como e porque os homens criaram a semana ou os meses, já que para uma civilização primitiva, praticamente todos os dias eram iguais, exceção feita das influências meteorológicas. Deve ter havido uma razão de ordem sociológica ou religiosa, para que isso ocorresse. Mesmo porque essa quantidade de dias, sete, envolvia uma noção muito posterior às épocas mais primitivas, pois os homens-sapiens não sabiam contar ou calcular.

Imagina-se que a noção do cálculo tenha surgido da necessidade de alguns homens que haviam criado gado para seu sustento – ou seja riqueza – avaliar suas posses, "contando" quantos animais possuíam. Para isso, supõe-se, teriam juntado uma certa quantidade de pequenas pedras, separando uma pedra para cada animal. Isso teria sido a forma primitiva de calcula. Aliás, a palavra "cálculo" em latim significa "pedra" (É o caso de se falar em "cálculo no rim", ou "pedra no rim".
A idéia de que a Semana deveria ter sete dias dependeu de muitas coisas através de muito tempo, entre elas as fases da lua e a observação do Sol e dos planetas conhecidos, que eram (na ordem de sua distância da Terra: Saturno, Júpiter, Marte, Venus e Mercúrio.  Se colocarmos o Sol na metade dessa relação e a Lua após Mercúrio, teremos:

            Saturno, Júpiter, Marte, SOL, Venus, Mercúrio e Lua.
O número QUATRO teve e tem um significado mágico para os terráqueos, desde a época em que começaram a conhecer números. Isso porque o quatro aparece em muitas coisas importantes na Terra: quatro são as estações do ano, quatro são as fases da Lua, quatro são pontos cardiais, quatro são os elementos que se acreditava serem o que constitue a Terra: terra, água, fogo e ar; quatro são as pontas da Cruz, quatro eram as divisões da Terra, quatro são os lados do quadrado, considerado figura perfeita, e outros exemplos mais.

Não é portanto de admirar que a número quatro tenha sido usado para denominar os dias da semana, usando-se essa relação de corpos celestes, a saber:
Se tomarmos o SOL como representante da divindade (Domini, ou Senhor) teremos para o domingo (ou começo da semana para os cristãos) a denominação de Dia do Senhor, ou Domini Dies, ou simplesmente Domingo (Sunday para os ingleses). Contando até quatro a partir do Sol inclusive, chegaremos à Lua, como segundo dia da semana. A partir da Lua, contando de novo quatro,excluindo o Sol,chegaremos a Marte, segundo dia da semana, e assim por diante. Essa denominação dos dias da semana em função dos corpos celestes conhecidos e do número cabalistico 4, foi adotada por todos os países europeus, com exceção de Portugal, que adotou a denominação de "feiras", ou trabalho, isso porquê agricultores portugueses compareciam às igrejas nos domingos, para por à venda seus produtos. O domingo era portanto a "primeira feira", ou começo da semana, e os  demais dias eram outras tantas feiras, até o Sábado, que conservou essa denominação por influência judaica e religiosa. Para os judeus o Sabbath era o dia de repouso, ou seja, o fim da semana.

Voltemos agora ao livro de Irving Wallace, que eu já mencionei. Nesse livro o autor faz um comentário a respeito  de certo aspecto dos dias da semana, que vale a pena mencionar: Como se sabe, na Grã-Bretanha dos séculos XV ou XVI, era crime dever. Os devedores eram denunciados, julgados e quase sempre eram condenados à prisão, que era conhecida como "Prisão Por Dívidas", da qual só saíam quando a dívida fosse paga, o que parece que não acontecia muito frequentemente. Havia, porém, uma situação atenuante: por razões religiosas, ninguém podia ser preso nos domingos, que era o Dia do Senhor, ou "Lord’s Day". Assim, os devedores podiam esconder-se da polícia durante a semana (quando poderiam ser presos) e sair às ruas, para espairecer, nos domingos, tranquilamente. E acredito que era o que a maioria fazia! Essas pessoas, que transitavam livremente pelas ruas aos domingos, eram chamadas  de "Sunday Gentlemen" ou seja, eram reconhecidas como "gente de bem", ou cavalheiros, somente aos domingos. Curioso, não?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário