quarta-feira, 22 de outubro de 2014

75) Curiosidades: America



   Estamos no fim de setembro e começo de outubro de 2014, quando estou lendo o magistral livro de Toby Lester. “The Fourth Part of the World”  Há uma coisa interessante, que merece ser comentada: segundo o que escreveu Isidore of Seville, ao redor do ano 600 AD, e que Lester cita em seu livro (e de acordo com minha tradução), vejamos:

“A Terra está situada na região central do Cosmos, equidistante de todas as outras  partes do céu. Está dividida em três partes, uma das quais é chamada de Ásia, a segunda Europa, e a terceira África. Além dessas três partes do mundo, existe uma quarta parte. Além do Oceano, que é desconhecida para nós.”

Assim, vê-se que muito antes da descoberta do Novo Mundo, já se sabia - ainda que hipoteticamente – que deveria haver uma quarta parte para a constituição da Terra, o que foi afinal confirmado – muitos anos depois – pelos navegadores Colombo e Vespucci. O nome dessa quarta parte, diferentemente das três anteriores, não teve suas origens entre os sábios gregos, mas sim por decisão de uma comissão reunida na França, a qual decidiu que Americo Vespucci fora o real descobridor do Novo Mundo, pois ele chegara à costa do que hoje é a Venezuela, no continente, ao passo que Colombo aportou numa ilha do Caribe, acreditando firmemente que chegara à Índia ou à China (Cathay).

Por essa razão, a comissão, integrada entre outros pelo cartógrafo alemão Martin Waldseemüller, decidiu pelo nome “América”, em homenagem a Vespucci, e fez constar, pela primeira vez esse nome num “mapamundi” desenhado por Waldseemüller, o que como que oficializou o nome “América”.

Há porem um detalhe a comentar: Hoje em dia, o termo “América” é usado principalmente para se referir aos Estados Unidos (USA), quando a rigor deveria referir-se à América do Sul! Somente no ano 1538 é que o Mestre Cartógrafo Gerardus Mercator desenhou um mapa no qual – pela primeira vez – o nome América aparece escrito em ambas as partes – norte e sul – do Novo Mundo. Já Waldseemüller, em carta ao rei Maximilian I, dizia que a quarta parte do mundo que desenhara em seu mapa era cercada de água por todos os lados. No entanto, somente em 1513 o navegador Vasco Nuñes de Balboa, tendo escalado o pico de uma montanha no que hoje é o Panamá, observou que a oeste havia um oceano – o Pacífico – cuja existência foi só então reconhecida pelos  europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário